Folia de Reis Um Patrimônio da Religiosidade Popular Brasileira




                                                        Foto: José Ricardo Pinto

                                                                                                         

A origem da Folia de Reis



Uma das mais importantes festas folclóricas do Brasil, a Folia de Reis veio para cá com os primeiros colonizadores portugueses no século XVIII. Em Portugal, no século XVII, tinha o objetivo de divertir o povo, ganhando aqui a conotação religiosa. Tradicionalmente, as festas de Reis fazem parte do ciclo de natal, começando à meia noite do dia 24 de dezembro e terminando no dia de Reis, em 6 de janeiro. Grupo de cantadores e instrumentistas percorre a cidade entoando versos relativos à jornada dos Reis Magos, em visita ao Menino Jesus.
Os cânticos dos foliões narram à jornada e o nascimento, assim como passagens bíblicas, a vida e a morte de Cristo. Cada personagem tem o seu significado, sendo os palhaços (ou Bastiões) os mais simbólicos.


      Para alguns, eles em três, representam os próprios Reis Magos, Baltazar, Belchior e Gaspar, disfarçados para enganar o rei Herodes da Judéia, e encobrir a fuga de José, Maria e Jesus para o Egito. Para outros são os soldados de Herodes convertidos ao cristianismo - há folias com até 15 palhaços - que distraem a atenção do rei para não localizar o Menino Jesus. Assim passam longe da bandeira da folia (que representa o presépio) e do próprio presépio, com o objetivo de não atrair o rei, que queria a morte do Menino Jesus. *
Os foliões compostos de homens simples, geralmente de origem rural, são os participantes da festa, dão exemplo grandioso através da sua cantoria de fé e devoção aos Reis Magos, muitas vezes pagando promessas por graças alcançadas. A Folia de Reis é uma manifestação da religiosidade popular e se caracteriza com a mistura de danças, encenações, cantorias, instrumentos musicais e declamações de trovas. Os preciosos versos são preservados de geração em geração por tradição oral, mostrando a riqueza cultural do homem simples.


      O ritual e o nome que se dá às festas mudam conforme a região. Aqui no estado do Rio de Janeiro e em Minas Gerais são chamados de Folias de Reis e são mais ricas tanto em número de pessoas quanto em variações. No Sul são os Ternos de Reis, Pastorias do Senhor Menino, Folia e Reisadas. No nordeste predominam os ranchos Boi de Reis, Reisados, Pastoris e Bailes Pastoris, sem caráter necessariamente religioso, que dançam de praça em praça e nos salões.


      Independente da região é a fé dos foliões nos reis magos, que mantém viva esta tradição religiosa e cultural no Brasil.

______________________________________________________________________

*Mateus 2 1.7
1 E, tendo nascido Jesus em Belém de Judéia, no tempo do rei Herodes, eis que uns magos vieram do oriente a Jerusalém,
2 Dizendo: Onde está aquele que nascido rei dos judeus? Porque vimos a sua estrela no oriente, e viemos a adorá-lo.
3 E o rei Herodes, ouvindo isto, perturbou-se, e toda Jerusalém com ele.
4 E, congregando todos os príncipes dos sacerdotes, e os escribas do povo, perguntou-lhes onde havia de nascer o Cristo.
5 E eles lhe disseram: Em Belém de Judéia; porque assim está escrito pelo profeta:
6 E tu, Belém, terra de Judá, de modo nenhum és a menor entre as capitais de Judá; porque de ti sairá o Guia que há de apascentar o meu povo de Israel.
7 Então Herodes, chamando secretamente os magos, inquiriu exatamente deles acerca do tempo em que a estrela lhes aparecera.
Mateus 2 12.13
12 E, sendo por divina revelação avisados em sonhos para que não voltassem para junto de Herodes, partiram para a sua terra por outro caminho.
13 E, tendo eles se retirado, eis que o anjo do Senhor apareceu a José em sonhos, dizendo: levante, e toma o menino e sua mãe, e foge para o Egito, e demora-te lá até que eu te diga; porque Herodes há de procurar o menino para matar.




**Este texto foi extraido do jornal Ponto de Vista, edição de maio de 2007, jornal editado por mim na cidade de Cordeiro-RJ.





Comentários

Anônimo disse…
BLOG 1000

Postagens mais visitadas deste blog

Passos da Paixão de Cristo em Congonhas-MG

Os Doze Profetas de Aleijadinho

148 anos do início do povoado de Cordeiro