Retratos de Retábulos e Bandeiras

Fotos José Ricardo Pinto





                                                                                                       
                   

"Cenários da Cultura Popular - Retábulos e Bandeiras Sagradas".
Material produzido nas oficinas de Artesanato Cultural e Utilitário do Instituto Cultural Martinho da Vila.
A mostra, promovida pelo Instituto com sede em Duas Barras (RJ), tem o objetivo de resgatar, por meio da arte religiosa cultivada no período colonial, a cultura popular ainda presente no Estado do Rio.
Retábulos são bens integrados à arquitetura religiosa, constituindo-se de ornamentos de madeira, mármore, ou outro material. Geralmente, são colocados sobre um altar ou atrás, formando um nicho. No centro abrigam, normalmente, uma imagem e contêm um ou mais painéis pintados ou em baixo relevo. A palavra retábulo é derivada do latim, onde retro significa atrás e tabula mesa ou altar.
As bandeiras sagradas abrem os cortejos religiosos e estão presentes nas comemorações da Folia de Reis, da Semana Santa, das festas do Divino, do Rosário, das Cavalhadas e outros rituais trazidos pelos colonizadores portugueses e, ainda hoje, cultivadas nas festas religiosas.
O Instituto Cultural Martinho da Vila, criado em 2003, além de guardar importantes pertences do patrono, promove a inclusão social e resgate de cidadania de mais de uma centena de jovens, por meio de capacitação profissional em oficinas artístico-musical.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Passos da Paixão de Cristo em Congonhas-MG

Os Doze Profetas de Aleijadinho

148 anos do início do povoado de Cordeiro