PONTO DE VISTA 5 ANOS

No dia 26 de fevereiro o Jornal Ponto de Vista completou 5 ano.  Neste período foram publicadas dez edições que serviu para lapidarmos o que imaginamos como jornalismo independente. 
José Ricardo Pinto fotografado por Natália P. Arruda ,
em La Plata , Argentina
            
Nestes 5 anos conquistamos a fidelidade de muitos leitores, por fazermos um jornalismo desatrelado do poder. Contando histórias de Cordeiro e de interesse da população. 
Às vezes acharam que temos interesses com determinadas matérias. E temos. Temos o interesse de contar histórias, seja a do passado de Cordeiro ou do fato que está acontecendo agora. Como o deslizamento de terra no Alto do Retiro que coloca em risco as vidas de moradores que na necessidade de um lugar para morar, foram empurrados para um futuro incerto. E tem pessoas que ocupam cargos públicos tentando a legalização daquilo que pode ser a cova de inocentes que querem apenas um lar.
O Ponto de Vista têm um comprometimento com o leitor. Não somos do lado de A nem de B. Somos do lado de C (de Cordeiro, de Cordei-rense e da Comunidade).  Neste 5 anos não nos corrompemos e nem nos vendemos para ser instrumento daqueles que não honram a função que exercem.
        Não estamos vendendo à alma e muito menos a nossa dignidade. 
Para isto, contamos com o apoio de nossos anunciantes, que sem eles o jornal não sairia. Alguns vereadores viram no jornal  a possibilidade de falarem de suas ações e também nos apóiam.
Neste período criamos o blog: http://clicpensado.blogspot.com onde publicamos algumas matérias do jornal impresso. Até o dia 02 de março, foram 2.534 visitas em 10 meses de estatística de acesso. Além do Brasil, tivemos 178 acessos dos Estados Unidos,  mais Portugal, Reino Unido, Espanha, França, Austrália e Japão, além de outros países.
A matéria mais acessada é sobre o cavalo crioulo com 843 acessos vindo depois a “História de Cordeiro começa pelo café”, com 217 acessos.
Você leitor não sabe o que é editar um jornal de forma solitária. Fazer as entrevistas, checar as informações, fotografar e correr atrás da publicidade. Quantas histórias foram contadas e quantas outras queremos contar. 
E o bom é que vivemos em uma sociedade democrática aonde a liberdade de expressão é respeitada, diferente dos países que vivem sobre a tutela de tiranos que reprimem o livre pensamento.
O prazer deste trabalho é recompensado com pessoas que usam do Jornal como forma de pesquisa para trabalhos em escolas e faculdades. Uma professora do colégio Paulo Cesar, já usou o nosso Jornal em sala de aula juntamente com o jornal O Globo, mostrando ser o Ponto de Vista uma boa maneira de fazer jornalismo.
Parte da família Pinto que invadiu a Argentina saindo de Cordeiro no final de Fevereiro,
em frente a Casa Rosada



    Para a próxima edição estaremos falando da viagem que fizemos a Argentina, contando o que descobrimos e sentimos na terra de “Los Hermanos”. No dia 26 de fevereiro, dia do aniversário do Ponto de Vista, uma sobrinha casava em La Plata, o que motivou a nossa viagem, para fotografar seu casamento. 
  Obrigado a todos que ajudaram a consolidar este ideal, que é a de fazer um jornal com a responsabilidade de informar com conteúdo e com modo de pensar independente e defendendo um ponto de vista compartilhados com o leitor. 
Dizem que é um Jornal que nunca sai, mas quando sai polemizamos.

                                            JOSÉ RICARDO PINTO

Comentários

Mary disse…
Parabéns,depois que tive a oportunidade de conhecer os trabalhos desse grande fotográfo e jornalista José Ricardo Pinto, aprendir a valorizar mas e mas à arte ecrita e fotografada,vc consegue transformar, td se torna mas lindo e intenso. Continue sempre assim crescendo. Que a próxima edição venha a superar as escpectativas....Boa Sorte.

Postagens mais visitadas deste blog

Passos da Paixão de Cristo em Congonhas-MG

Os Doze Profetas de Aleijadinho

148 anos do início do povoado de Cordeiro