João de Camargo # Capela do Senhor Jesus do Bonfim


Fotos José Ricardo Pinto

João de Camargo, foi um médium filho de escravos, que viveu em Sorocaba-SP. Homem comum, com suas qualidades e defeitos, que recebeu a missão de construir uma capela para receber as pessoas para serem curadas de seus maus físicos e espirituais, em um sonho com a Virgem Maria e com Monsenhor João Soares do Amaral, que faleceu vítima de febre amarela por estar junto às pessoas que morriam vítimas da doença. 
A capela recebeu o nome de Capela do Senhor Jesus do Bofim. 
João de Camargo vivia de doações feitas pelos fiéis, trabalhando exclusivamente para ajudar as pessoas que o procuravam. Em função disto foi preso diversas vezes, simplesmente por ajudar as pessoas e ir de encontro aos interesses da igreja católica.
Nascido em 1858, cumpriu a sua missão de 1906, até a sua morte em 1942. Sua obra continua até hoje, com as pessoas que visitam a capela em busca de conforto espirituais. 
Na capela, existem imagens de diversos santos, que foram levadas pelas pessoas em agradecimento a alguma graça recebida. 
O ator Global Paulo Betti, produziu em 2005, o filme Cafundó, que conta a trajetória desde homem iluminado, com Lázaro Ramos no papel de João de Camargo.
Independente da religião, é um filme que deve ser assistido por àqueles quem tem fé em um mundo que necessita dela. 







                                 
                                                               
                                                                                                         



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Passos da Paixão de Cristo em Congonhas-MG

Os Doze Profetas de Aleijadinho

148 anos do início do povoado de Cordeiro