Assis Horta: Retratos de uma época.

No início deste mês, em Belo Horizonte, no Palácio das Artes, assisti a exposição A Democratização do Retrato Fotográfico através da CLT, que mostra fotos de Assis Horta, hoje com 97 anos, feitas nas décadas de 1940 e 1950, de moradores de Diamantina, MG, para a carteira de trabalho que estava começando a ser usada.
E esta obrigatoriedade despertou nas pessoas o interesse em ter a sua imagem imortalizada pela fotografia. Famílias inteiras passaram a procurar, no caso Assis Horta, para fazer este registro.
Da tradicional foto 3x4, às fotos de estúdio, são verdadeiras obras de arte produzida pelo fotógrafo mineiro.
As expressões não são como as de hoje, em que as pessoas mais parecem robôs postados em frente a uma câmera fotográfica, com as cabeças posicionadas em "posição de sentido". São expressões de suas personalidades, de suas cargar de vida.
Está exposição foi organizada pelo Palácio do Planalto em comemoração aos 70 anos da criação da CLT, "Consolidação das Leis do Trabalho", criada em 1º de maio de 1943, e sancionada pelo então Presidente Getúlio Vargas.
Esta exposição com as fotos de Assis Horta é para dar dignidade ao termo "retratista" que é muito recriminada por pseudos fotógrafos. Ser retratista é conseguir retratar, seja uma pessoa, ou mesmo uma situação. Assis Horta consegue fazer as duas coisas com suas fotografias.














Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Passos da Paixão de Cristo em Congonhas-MG

Os Doze Profetas de Aleijadinho

148 anos do início do povoado de Cordeiro