São Jorge Guerreiro e Ogum
















São Jorge Guerreiro e Ogum
No dia 23 de abril se comemora o dia de São Jorge, e seus devotos o reverincia por ser um santo guerreiro. Mas não o guerreiro de morte, que prolifera a matança, mas aquele qua dá forças a seus devotos a enfrentarem as duras dificuldades do dia a dia. Dona Maria da Conceição Lopes da Silva é uma devota de fé, que neste dia realizou a primeira procição deste santo em Cordeiro. Por uma graça alcançada, cumpriu uma promeça feita ao santo e a entidade, São jorge e Ogum.
Com a intenção de agradecer a benefícios espirituais, dona Maria fez a procição na terra, percorrendo ruas, por cima do campo do Cordeiro. Sem fazer muito alarde, mais de 100 pessoas compareceram, mostrando a fé do povo nestte santo.
Dona Maria friza: “quem confia nele vence tudo, por mais que seja a guerra, dificuldade. Ele ajuda com a sua lança poderosa quem tem paz, amor em seus corações, ajudando a vencer nas duras caminhadas da vida”.
Ela espera para o próximo ano que o santo lhe dê forças para manter, esta, que pode se tornar uma tradição entre àqueles que nele confia.

Sincretiismo religioso
Não existe religião ou culto que seja puro. Todas as religiões existentes são uma miscigenação resultante de um processo evolutivo de tantas outras.
O sincretismo aparece no Brasil como um instrumento de auto defesa dos indios e escravos africanos, quando os padres jesuitas impuseram a religião católica a estas raças, com o intuito de retirar o espírito ruím dos, considerdos, não civilizados.
Os escravos africanos começaram a adotar imagens de santos católicos, mas relacionando cada um destes santos aos deuses de suas religiões nativas, assim, estavam constantemente com o pensamento voltado aos seus deuses e aos seus rituais africanos.






São Jorge da Capadocia

Nascido na Capadocia (hoje região da Turquia), Jorge era filho de pais cristãos e desde a infância aprendeu a temer Deus e a crer em Jesus como seu sauvador pessoal. Após a morte do pai, mudou com a mãe para a Palestina, onde foi promovido a capitão do exército romano. Por suas qualidades o imperador Diocleciano, um grande perseguidor da nova religião que florecia, o cristianismo, o nomeou conde e Jorge passou a exercer altas funções em Roma.
No início do século IV, Diocleciano tinha planos de matar os cristãos, e no dia marcado para o senado confirmar a ordem imperial, Jorge se rebela em pleno senado, dizendo que àqueles ídolos idolatrados nos templos eram falsos deuses. E fez a defesa em plena suprema corte romana ao cristianismo, com tanta ousadia e fé em Jesus Cristo como Senhor e Salvador dos homens. Perguntado por um cônsul sobre a origem da ousadia, Jorge respondeu que era na “Verdade... A verdade é meu Senhor Jesus Cristo, a quem vós perseguis, e eu sou servo de meu redentor, e nele confiado me pus no meio de vós para dar testemunho da verdade”.
O imperador torturou Jorge de várias maneiras na tentativa de que renegasse a Jesus e adorasse os deuses pagãos. A resposta era sempre a mesma: “Não imperador! Eu sou servo de um Deus vivo! Somente a ele eu temerei e adorarei”.
Não tendo exito, em 23 de abril de 303, Deocleciano mandou degolar o jovem e fiel servo de Jesus, Jorge da Capadocia. A fé de Jorge a Deus fez com que muitas pessoas se convertessem ao cristianismo, crendo e confiando em Jesus pela pregação daquele jovem soldado. A devoção a São Jorge rapidamente se espalhou pelo oriente. O ocidente passou a conhecer sua história na época das cruzadas, no século XI.
Verdadeiro guereiro da fé, São Jorge derrotou Satanás em terríveis batalhas. A representação do soldado montado em um cavalo branco, derrotando o dragão, quer convidar à seguir Jesus sem renunciar ao bom combate.
Ogum: São Jorge no sincretismo religioso
Ogum, senhor da guerra, indomável e imbatível defensor da lei e da ordem, defende os fracos e os que estão em demenda. Ensinou aos homens o trabalho com o ferro e o aço, a metalurgia. Além da espada, a alavanca, o machado, a pá, a enxada, a faca etc., instrumentos que ajudaram o homem a dominar e a transformar a natureza.
Também é o senhor dos caminhos. Ele protege as pessoas em locais de perigo.






A lenda de Ogum






Ao chegar a uma aldeia Ogum ficou furioso. Ele falava com as pessoas, mas ninguém o respondia e sempre que se dirigia a um morador da aldeia só tinha silêncio. Ele achou que as pessoas da aldeia estavam zombando dele e num ato de fúria usou seu poder e matou a todos que ele pensava estarem o humilhando. Um dia ao passar por outra aldeia ele contou a um ancião o ocorrido e este lhe disse que na aldeia por onde Ogum passara as pessoas, naquela época do ano, faziam um voto de silêncio por alguns dias. Ao saber disso ele ficou enfurecido consigo e envergonhado, jurou proteger os mais fracos e todos aqueles que estivessem sofrendo injustiças, discriminações e qualquer tipo de perseguição injusta.
São Jorge representa outras entidades na Umbanda. Na Bahia Odé e Oxossi também são representados pelo santo guerreiro.

Oração de São Jorge
Ó São Jorge, meu Santo Guerreiro, invencível na fé em Deus, que trazeis em vosso rosto a esperança e confiança, abre meus caminhos. Eu andarei vestido e armado com vossas armas para que meus inimigos tendo pés não me alcancem, tendo mãos não peguem, tendo olhos não me enxerguem e nem pensamentos possam ter para me fazerem mal. Armas de fogo o meu corpo não alcançarão, facas e lanças se quebrarão sem ao meu corpo chegar, cordas e correntes se arrebentarão sem o meu corpo amarrar.
Glorioso São Jorge, em nome de Deus, estendei vosso escudo e vossas poderosas armas, defendendo-me com vossa força e grandeza. Ajudai-me a superar todo desânimo e a alcançar a graça que vos peço (pedido).
Dai-me coragem e esperança, fortalecei minha fé e auxiliai-me nesta necessidade.

Independente da fé da pessoa, o importante é haver respeito aos cultos realizados em nome de Deus e do amor. E o amor está no coração da pessoa, independente da religião. E a maldade da mesma forma. O simples fato de alguém se julgar superior por ser desta ou daquela religião, o mostra ser um espírito sem luz.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Passos da Paixão de Cristo em Congonhas-MG

Os Doze Profetas de Aleijadinho

148 anos do início do povoado de Cordeiro