Cavalo Crioulo
Fotos José Ricardo Pinto



História
"A raça crioulo é a que mais cresce no Brasil, três vezes mais que a segunda (mangalarga). Tem criadores da raça em todos os estados brasileiros", diz Jorge Ricardo Porcallas, uruguaio de nascimento, Presidente do Núcleo do Rio de Janeiro dos Criadores de Cavalos Crioulo, das Associações Paulista e Sudeste de Criadores de Cavalos Crioulo.
O crioulo é um cavalo originário dos Pampas, região ao sul do continente, que compreende as planícies com coxilhas, o estado do rio Grande do Sul, no Brasil, mais as províncias argentinas de Buenos Aires, Santa Fé, Entre Rios e Corrientes, além de todo o Uruguai. O crioulo é um cavalo de trabalho com a função de lidar com o gado.
Descendente direto dos primeiros animais a chegarem à América, com os colonizadores nos campos. O espanhóis na América. Ao sul do continente chegou pela Vila de Buenos Aires, em 1535. Muitos destes animais, portugueses, espanhóis e árabes, se perderam ou foram abandonados nas planícies dos pampas. Durante 400 anos aconteceu uma seleção natural destes animais que vivem em estado selvagem. Adaptado ao meio ambiente surge uma espécie de grande qualidade e resistência às enfermidades e a sobrevivência devido a sua rusticidade e resistência.
Os europeus referiam-se a seus filhos nascidos nas Américas como crioulo. E os primeiros criadores usaram o mesmo termo para se referir ao cavalo nativo, que se desenvolveu solto nos campos. O nome crioulo é para diferenciar a raça nativa, originária da América do Sul, das raças europeias ou árabes.
No sentido de selecionar a raça, só é permitido tirar dois embriões de éguas campeãs na Expointer, caso contrário apenas uma cria é retirada por ano. "A associação não abre para ter mais crias, para não desvalorizar a raça", esclarece o ginete André Silva.
Nota-se nas pessoas envolvidas na criação da raça, que ela mantém viva a tradição gaúcha, com suas vestimentas, chimarrão, faca na cintura, que em muitos lugares é mal interpretado pela polícia, mas que é um instrumento de trabalho do gaúcho.
Gaúcho - Denominação das pessoas ligadas à atividade pecuária em regiões de ocorrência de campos naturais do vale do Rio da Prata entre os quais os pampas. Supostamente descendentes mestiços de espanhóis, portugueses, indígenas e negros. As peculiares características de seu modo de vida pastoril teriam forjado uma cultura própria, derivado da cultura Ibérica, indígena e africana, adaptada ao trabalho pecuário.
Post relacionado, cavalo Mangalarga Marchador:
http://clicpensado.blogspot.com/2011/09/cavalos-setembro-de-2011.html
Cavalo Bretões:
http://clicpensado.blogspot.com/2011/07/este-ano-nao-vai-ser-iguais-aos-anos.html
Comentários