Passos da Paixão de Cristo em Congonhas-MG
Congonhas, em Minas Gerais, tem uma importância muito grande na obra de Aleijadinho. Lá foi feito o seu primeiro trabalho em pedra sabão, o frontispício da igreja matriz de Nossa Senhora da Conceição, quando seu pai foi contratado para fazer a arquitetura do altar mor da igreja e as obras do Santuário do Bom Jesus do Matozinhos. Primeiro as esculturas dos Passos da Paixão de Cristo, e depois os Doze Profetas. Estas duas últimas o colocaram como um dos maiores nomes da arte barroca no mundo ocidental, se não o maior. Nas seis capelas do adro do santuário, estão 66 figuras em tamanho natural esculpidas em cedro rosa, entre 1796 e 1799, por Antonio Francisco Lisboa e auxiliares do seu ateliê. Nelas estão representadas sete passagens do caminho da Paixão de Cristo, da Santa Ceia a Crucificação. Estudiosos garante...
Comentários
Gostei muito do conteúdo e me sentí um pouco reconfortado com o seu trabalho(já que militei aí com o nosso O Centro Norte que continuo fazendo aqui em Itaocara, inclusive parabenizo pelo trabalho investigativo, indo atrás de esclarecimentos sobre versões contraditórias.
No futuro, a história vai agradecer a pessoas como você pelo registro... e, Parabéns, com P maiúsculo, pelas fotos (especialmente das Araras).
Valeu, bicho, esse tempo na madrugada de hoje. Um Feliz Ano Novo e que venham outros Pontos de Vista.
Tenho orgulho por contribuido modestamente com essa bonita terra, juntamente com Lito (Manoel Garcia) e Nhenheco (Fernando Ponce).
Grande abraço do amigo e companheiro de escritas J. G. Cardoso